quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Meninas, o verão tá chegando e aqui vai umas dicas para se bronzear sem prejudicar a pele

Com a chegada do verão e do sol forte que enfrentamos nesses dias, tudo o que a maioria das mulheres deseja é uma temporada na praia para conseguir aquele bronzeado de dar inveja. Porém, se expor sem as devidas proteções ou exagerar na dose pode resultar exatamente no efeito contrário e, ao invés de voltar das férias linda e bronzeada, você corre o risco de aparecer no trabalho com uma bela insolação ou vermelha como um camarão. 


O dermatologista Fernando Passos de Freitas é daqueles que não proíbe as pacientes de tomar sol, mas faz uma série de ressalvas e indicações: “O excesso de sol pode trazer prejuízos à saúde da pele, mas com medidas simples, muitas vezes, torna-se possível conseguir uma bela cor sem colocar a pele em risco”. Pensando nisso, ele elaborou umas dicas de ouro, anote!

Use filtro solar sempre
Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar e reaplique-o de acordo com a transpiração ou após entrar na água. “Fique atento às regiões do corpo normalmente esquecidas como as orelhas, os lábios, dorso dos pés e das mãos”, ressalta o médico.

Bronzeie-se gradualmente
Não tente adquirir a cor do verão inteiro no primeiro dia de férias. O bronzeado só começa a aparecer de 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. “Este é o período necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células”, explica o médico. E lembre-se: evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.

Mais dicas, confira...


Respeite seu tom de pele
Não adianta exagerar. Dependendo do tom de pele, é quase impossível você terminar o verão com a pele dourada ou moreninha. Portanto, veja a tabela abaixo:

Tipo de pele              

Tipo I                          
Pele muito clara, sempre queima, nunca bronzeia

Tipo II                         
Pele clara, sempre queima e, algumas vezes, bronzeia

Tipo III                        
Pele menos clara, às vezes queima e sempre bronzeia

Tipo IV                       
Pele morena clara, raramente queima e sempre bronzeia

Tipo V                        
Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia

Tipo VI                      
Pele negra, nunca queima e sempre bronzeia

Aposte na esfoliação
Para retirar todas as células mortas e garantir um bronzeado uniforme e duradouro, faça uma leve esfoliação na pele três dias antes da exposição ao sol.


Alimente-se bem
Outra dica é dar uma "mãozinha" ao organismo. Escolha alimentos ricos em betacaroteno, substância que ajuda a ativar o bronzeado.  “Nessa lista entram cenoura, abóbora, mamão, melão, batata doce, couve, repolho, espinafre, agrião e o brócolis”, ensina o médico. Além de auxiliar no tom da pele, o betacaroteno é um antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento.

Fonte: Site UOL - Camila Saipp

0 comentários:

Postar um comentário